News >> Acompanhe Nossas Novidades e Informações Úteis Atualizadas Sempre.

02/02/2016

Criatividade para Vencer a Crise

11885385_1178663518814389_5916680178102009500_n
Imagem_relacionadas
Imagens
Relacionadas

A grande fonte de riqueza de uma organização não são os bens materiais ou as instalações. A inteligência criativa é a riqueza de uma empresa moderna (capital intelectual). A satisfação de seus clientes e o lucro surge dessa capacidade intelectual e da forma de inovar e de criar valor percebido por seus clientes e toda a sociedade.

Parindo dessa premissa, a holding Café Canecão, com intuído de fortalecer ainda mais o espírito criativo da organização, realizou o evento de endomarketing para seus colaboradores na cidade de Campinas-SP. A iniciativa foi promovia pelos departamentos de RH e Qualidade e Inovação da empresa, em parceria com a agência SOUL Marketing, que elaborou uma programação repleta de atrações como palestra, intervenções cênicas, peças de teatro e um jogo interativo.

A abertura oficial do evento ocorreu com o pronunciamento do Sr. Natal Martins, Diretor comercial da empresa, em seguida houve a palestra sobre o tema “Criatividade para Vencer a Crise”, proferida pelo consultor Leandro Cardoso da SOUL Marketing.

Para inovar, ou seja, desenvolver uma ideia nova e transformá-la em um processo ou produto é necessário primeiramente ter tido a ideia. Afinal, criatividade e inovação podem ser consideradas as faces de uma mesma moeda e valores fundamentais na cultura corporativa, mas para potencializar seu processo criativo, é preciso estar aberto ao novo, superar a resistência à mudança e ir além dos esquemas mentais habituais.

“A grande maioria das pessoas acham que inovação é a apresentação de um novo produto ou uma ideia mirabolante, mas não é, inovar é usar a criatividade para resolver problemas ou muitas vezes apesentar novas experiências vantajosas com um produto que já existe”, explica o consultor Leandro Cardoso. “A chave da inovação está em usar a criatividade para resolução de problemas e na criação de valor percebido, além de ter atitude para mudar comportamentos”, Comenta.

Com a crise financeira em evidência no Brasil e no mundo; muitas empresas deixam de investir e de pensar estrategicamente no seu negócio. Aproveitam o momento para lamentar e procurar culpados. Mas a situação exige uma postura diferenciada e de otimismo. A adequação ao novo cenário é o primeiro passo para alcança bons resultados. A saída é pela criatividade. Em tempos de crise econômica, empresas devem apostar em inovação e em ressaltar diferenças para vencer as barreiras do mercado, que incluem perda de receita e aumento de custos.

Na era moderna, o conhecimento é o motor do desenvolvimento. A criatividade vem se apresentando cada vez mais como uma característica imprescindível para equipes e indivíduos nos atuais ambientes de trabalho das empresas. O desafio da sociedade moderna está em poder identificar problemas que possam ser resolvidos com o menor custo, gerando valor utilizando a criatividade e desta forma melhorar os resultados corporativos.

Parte do processo de desenvolvimento das competências profissionais, a criatividade é algo presente em todos os seres humanos. Mesmo que sua manifestação varie de indivíduo para indivíduo, ela pode ser melhorada e potencializada a cada dia. O matemático Henri Poincaré definiu em 1929 um significado para a palavra criatividade: capacidade de unir os elementos pré-existentes em combinações novas, que sejam úteis. Isso desmistifica a ideia de que ela seja algo que nasça do nada, um momento de genialidade incontrolado, e passe a ser algo mais concreto, em outras palavras, qualquer individuo pode ser criativo.

Ao final do evento, todos os colaboradores puderam interagir e desfrutar um momento de integração saboreando um delicioso churrasco de confraternização.

Solicite agora uma visita técnica, para elaboração de um projeto sob medida para sua empresa.

Orkut

Compartilhar

(19) 2121.4708

contato@soulfitness.com.br

Dr. Jose F. Camargo, 1780 - Nova Campinas - Campinas / SP - CEP: 13092-001